Redirecionamento

29 novembro, 2012

Geração Termelétrica no RN Continua em Alta

As termelétricas localizadas no território potiguar continuam com uma elevada produção mensal de energia elétrica. Essa produção alta objetiva economizar água nos reservatórios, uma vez que a curva de energia armazenada nos mesmos está abaixo da média histórica.


Por outro lado, a volta do aquecimento da economia da região Nordeste fez a curva de demanda subir ao longo deste ano. Conforme podemos ver abaixo o consumo de energia elétrica na região está acima daquele verificado em 2011.


Diante de um quadro de demanda aquecida e de reservatório com baixo nível de acumulação de água o Operador Nacional do Sistema decidiu aumentar a carga das usinas termelétricas. No estado foram beneficiadas sobretudo a Termoaçu, localizada em Alto do Rodrigues e cuja produção vem girando em torno de 310 Mwh, e as duas temelétricas (Potiguar e Potiguar III) a óleo combustível localizadas no município de Macaíba.


Nas últimas quatro semanas o estado tem gerado em torno de 500 Mwh, sendo que aproximadamente 90 Mwh tem sido de energia eólica e o restante de fontes fósseis, onde aproximadamente 310 Mwh em termelétrica a gás e outros 100 Mwh em termelétricas movidas a óleo combustível. No caso dessas últimas as mesmas são as mais caras e mais poluentes na matriz energética brasileira.

Nenhum comentário: