Redirecionamento

25 fevereiro, 2012

Reservas de Petróleo no RN Cresceram 3,19% em 2011 e de Gás Recuaram 7,31%

As reservas provadas de petróleo do RN encerraram 2011 com um volume total de 536,2 milhões de barris de petróleo. Esse número é 3,19% a mais do que as reservas provadas em fins de 2010.

No Nordeste o RN possui a segunda maior reserva da região, perdendo apenas para aquela registrada pelo estado da Bahia. No Brasil como um todo o estado possui a quarta maior reserva, atrás do RJ, ES e BA.

No RJ estão concentradas as maiores reservas do país. Lá se encontram aproximadamente 83% das reservas brasileiras de petróleo. No RN temos menos de 2% o petróleo nacional.

O pico das reservas de petróleo no RN ocorreu em 2008, quando foram registradas 547 milhões de barris de petróleo em terras e mares potiguares.



Aproximadamente dois terços das reservas de petróleo do RN situam-se em terra (349,2 milhões de barris) e o restante em mar (187,0 milhões de barris). No ano passado o maior crescimento das reservas potiguares aconteceu na porção terrestre da bacia local.


Enquanto as reservas de petróleo da bacia potiguar registram um leve aumento, as reservas de gás natural apresentaram um declínio de 7,31%, puxado principalmente pela queda das reservas em mar.

Diferentemente do que ocorre com o petróleo potiguar, cujas maiores reservas situam-se em terra. Com o gás natural essas reservas estão concentradas principalmente na parte marítima da bacia local, onde se encontrem 83% do gás natural encontrado no território potiguar.

Nos últimos 7 anos as reservas de gás natural do RN recuaram em mais de 50%, caindo de aproximadamente 56 bilhões de metros cúbicos em 2004 para pouco mais de 12,5 bilhões em 2011.


As maiores reservas terrestres de petróleo no Brasil  estão localizadas atualmente na Bahia, com o RN ocupando a segunda posição. Já as reservas terrestres de gás natural estão concentradas principalmente no Amazonas, com volume de aproximadamente 90 bilhões de metros cúbicos, em segundo lugar vem a Bahia com 12,5  bilhões e em terceiro o RN, com reservas totais de 2,2 bilhões de metros cúbicos.
PS.: Estamos falando de reservas de petróleo e gás, não confundir com produção anual.

Nenhum comentário: