Redirecionamento

08 novembro, 2011

Pesquisas de Intenções de Votos para Prefeitura de Natal: Evolução Recente

Sei que meu blog é de economia, mas não resisti e vou compartilhar com meus quatro ou cinco leitores um arquivo que estou montando com a evolução das intenções de votos para a prefeitura de Natal em 2012.

Com a divulgação dos resultados hoje da mais nova pesquisa, realizada pelo Instituto Certus (que pertence ao Prof. Mardone França) e o Portal nominuto.com, já podemos fazer uma avaliação de como os números vêm se comportando desde o início do ano. Algumas tendências já podem ser detectadas.

A primeira delas é a consolidação do que se poderia chamar "frente de esquerda", formada pelas candidaturas de Carlos Eduardo, Wilma de Faria e Fernando Mineiro. A soma de intenção de votos desses três candidatos beira os 70% e apresenta tendência ascendente. Os demais candidatos, que grosseiramente denominei de "frente de direita", tem oscilado em um patamar inferior aos 20% das intenções de votos dos eleitores natalenses.


Esses números indicam que a configuração de forças que venceram as eleições para a prefeitura de Natal em 2008 e para o governo do estado em 2010 não terão uma batalha fácil no próximo ano. O desgaste da prefeita de Natal e também da governadora, aliado ao fato desse grupo ainda não ter um nome competitivo para as eleições do próximo ano, anunciam que eles podem sair derrotados dessa disputa (uma outra alternativa seria uma aproximação deles com as candidaturas de Carlos Eduardo ou Wilma de Faria).

Nem os candidatos Rogério Marinho nem Felipe Maia paracem ter fôlego para crescimento nesse momento. Será que terão até as eleições do próximo ano?

Um outro dado que me chamou a atenção foi a subida do nome de Wilma de Faria nas duas últimas pesquisas, onde a mesma ganhou de forma consistente quase 10 pontos percentuais, sendo a única candidata cujo variação no período ficaria de fato fora das margens de erro das pesquisas. O crescimento das intenções de votos para a ex-governadora pode estar diretamente relacionado ao desgate prematuro da popularidade da atual governadora.

Mantido esse quadro acho muito improvável a união dessa frente de esquerda logo no primeiro turno.



Nenhum comentário: