Redirecionamento

12 agosto, 2011

O Comércio Varejista do RN no Primeiro Semestre de 2011

Até recentemente minhas expectativas quanto ao crescimento do comércio varejista do RN em 2011 era de que ele iria encerrar o ano na casa dos 10%. Todavia, com a saída dos dados de junho e minhas expectativas para os números de julho, agora acredito que tal crescimento fique ao redor de 7 a 8%.

Em junho o comércio varejista do estado cresceu 8,29% comparado ao mesmo período do ano anterior e o comércio varejista ampliado (que inclui também material de construção e veículos e peças para veículos) cresceu 7,84%.

No acumulado do ano o varejo cresceu no estado 7,72% (Brasil 7,37%) e o ampliado 7,10% (Brasil 9,22%).

Diferente do que vem acontecendo no Brasil, no RN o varejo ampliado vem crescendo a um ritmo mais lento. Isso se deve principalmente ao mercado local de veículos novos, que no primeiro semestre deste ano (segundo dados da FENABRAVE), vendeu 0,61% menos que no mesmo período do ano passado.

Já podemos dizer também que o comércio local sofre os efeitos da política monetária do governo federal (aumento dos juros, restrição ao crédito e diminuição do ritmo de crescimento da economia). Essa política vem desacelerando o ritmo de crescimento das vendas.

Importante lembrar, mais uma vez, que não estamos falando de crescimento negativo do comércio, mas sim de um ritmo de crescimento positivo mas não tão elevado quanto aquele registrado ao longo de 2010. Diria que desde março deste ano que o nosso comércio dá sinais de desaceleração.

Para julho, particularmente acredito que o crescimento ficará até menor do que o de junho. Para os demais meses do ano acho que esse crescimento voltará a ficar na casa de 7 a 8%.



Nenhum comentário: