Redirecionamento

02 julho, 2011

A Dinâmica Populacional dos Bairros de Natal

O IBGE divulgou nesta última sexta-feira um conjunto de indicadores e ferramentas digitais com o detalhamento estatísticos da Sinopse do Censo 2010 para bairros e setores censitários. Criou também uma série de ferramentas para que, pela primeira vez em sua história, os dados sejam geoespacializados diretamente pela internet, utilizando para tanto a malha setorial do país e podendo integrar com imagens de satélites.

Minha intenção nessa postagem é apresentar esses resultados por bairros de Natal. Conforme podemos ver no gráfico abaixo, os 4 bairros mais populosos da capital potiguar estão localizados na Zona Norte da Cidade.

Juntos, Nossa Senhora da Apresentação, Lagoa Azul, Pajuçara e Potengi possuem uma população de 256.917 pessoas. À título de comparação esse contingente populacional é praticamente equivalente a toda a população do município de Mossoró (urbana + rural) e maior do que a população urbana daquele município.

Esses quatro bairros tiveram um crescimento populacional entre 2000 e 2010 de 25%, ante um crescimento da capital de 13,3%. Em 2000 eles concentravam 29% da população da cidade e agora em 2010 aumentaram essa participação para 32%.



Proporcionalmente, porém, o bairro com maior ritmo de crescimento na década passada foi o Planalto, localizado na Zona Oeste da capital. Ele mais do que dobrou de população entre 2000 e 2010, saindo de 14,3 mil habitantes para 31,2 mil, cravando um crescimento relativo de 118%.

Redinha, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara foram outros importantes bairros com crescimento relativo bastante considerável.

Por ser a área da capital que talvez possua o maior espaço territorial para expansão e não possuir os limites de verticalização tão estreitos quanto os da Zona Norte, acredito que a dinâmica de crescimento do bairro Planalto continuará apresentando grande dinamismo nessa década. Vários empreendimentos imobiliários dentro do programa habitacional Minha Casa Minha Vida estão sendo construídos naquele bairro, inclusive ele já passa por uma incipiente verticalização, com vários prédios de apartamentos surgindo por lá.

Por outro lado, uma lista de 11 bairros, ante os 36 bairros existentes em Natal, vem apresentando declínio demográfico. Esses bairros que apresentam queda em seu contigente populacional localizam geralmente nas áreas mais tradicionais e antigas da cidades. São áreas que progressivamente vão se convertendo em territórios dominados por atividades empresárias e deixando de lado seus atrativos como espaços residenciais.

Areia Preta, que apresenta a maior tendência de queda populacional, porém, não deve ser enquadrado nessa categoria de bairro que vai se voltando mais às atividades empresariais. Provavelmente o que ocorre lá é sua conversão em um bairro de imóveis de uso ocasional, com apartamentos de uso para férias ou flats.



Em breve farei outras postagens abordando o perfil da população residente nesses bairros.

Nenhum comentário: